Your question has been sent.
Expect an answer!
R. Dep. Claro César, 33 - Centro, Pindamonhangaba - SP, 12400-220, Brazil, Pindamonhangaba
Palacete 10 de Julho - Historical landmark in Pindamonhangaba, Brazil
Poderia ser ocupado de uma forma mais bacana... com função exclusiva voltada à Cultura.
Local que remete lembranças maravilhosas de nossa querida Pindamonhangaba e de minha família Homem de Melo.O Palácio Dez de Julho, é um notável exemplar da arquitetura residencial da aristocracia cafeeira do Vale do Paraíba. Sua construção teve início na segunda metade do século XIX, em estilo neoclássico para ser residência dos Barões de Itapeva.O Palacete foi sede da Prefeitura de Pindamonhangaba até julho de 2007. No início do ano de 2009, o prédio passou por uma restauração.Atualmente abriga a Secretária de Cultura e Turismo, no subsolo se localiza o arquivo histórico do Centro de Memória Barão Homem de Mello e o Centro de Atendimento ao turista e está aberto à visitação.Foi tombado pelo CONDEPHAAT em 1969.Endereço: Rua Deputado Claro César, 33 - Centro - Pindamonhangaba
Um ponto turístico da cidade bem legal, tem alguns quadros, o lugar é lindo, tem algumas coisas históricas também tipo o museu, é uma boa experiência, legal para visitar e tals.
This is a historical building currently being used by the ministry of tourism
O lugar é lindo e ficou ótimo depois da restauração.As dicas e o tour com o Flávio foi ímpar.Recomendo a todos que passarem pelo centro de Pindamonhangaba, especialmente no início da viagem para pegar ótimas dicas.
Maravilhoso,palestra muito gratificante para todos nós.
Bem conservado
Fui hoje e me decepcionei, pois o funcionário da recepção se ofereceu a dar uma explicação sobre o local no entanto não sabia quem eram as pessoas dos quadros e tampouco a história do museu.
Linda a arquitetura residencial do século XIX, estilo neoclássico.Considerado um exemplar da arquitetura cafeeira do Vale do Paraíba e que é tombado Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo.O prédio fica situado na região central de Pindamonhangaba e passou por um longo período de restauração, trabalho esse que foi desempenhado pela Paulicéia Arquitetura e Restauro.Um dos grandes desafios encontrado durante a restauração foi o de ser necessário erguer o prédio em alguns centímetros, já que infiltrações fizeram que ele acabasse afundando. Este fato foi destacado por Rosana Biasoli,uma das responsáveis pelo projeto da restauração, como um dos principais desafios de sua equipe ao longo deste anos no Palacete.´Ao todo, o projeto de restauro do Palacete 10 de Julho, teve 3 fases e custou mais de R$ 7 milhões de reais, dinheiro esse que foi injetado por empresas privadas através da Lei Federal de Incentivo a Cultura, mais conhecida como Lei Rouanet. Patrocinaram o projeto a Novelis, a Tenaris, a Sabesp e a CESP.Restaurado e entregue, o Palacete 10 de Julho também abriga agora, em seu antigo porão, o Centro de Memória “Barão Homem de Mello”, que de forma correta irá arquivar todo o acervo dos historiadores Athayde Marcondes e Waldomiro Benedito de Abreu, com documentos datados a partir do ano de 1701, que atualmente encontram-se no museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina.
O palacete 10 de Julho foi construído entre 1870 a 1876, para ser residência do Inácio Bicudo de Siqueira Salgado, o Barão de Itapeva.O palacete foi sede da Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba, e depois de 7 anos de reforma foi entregue a população em 2014 para visitação. Atualmente abriga o departamento de Cultura, Departamento de Turismo e Arquivo histórico.Um dos principais cartões postais de Pindamonhangaba, sua construção tem decoração requintada, assoalho de pinho, uma escadaria em mármore branco e afrescos no teto. Ele foi tombado pelo Codephaat.A visita pode ser feita no horário administrativo e é gratuita,não tem entrada com acessibilidade.
Palacete histórico, que foi restaurado; portanto, bem conservado.Hoje também encontra-se no local, a Fototeca, contando a história, arquivos do município. Aberto segunda a sexta, abriga a Secretaria de Cultura e o Departamento de Turismo.
Boa as atendentes são simpáticas
Arquitetura maravilhosa, iluminação maravilhosa, melhor lugar para se tirar fotos. Levem água porque não tem bebedouro nem torneira e nem goteira.
Its ok!
Muito lindooo...Merece ser visitado.
Uma construção muito bonita!
É um belo edifício, em taipa de pilão, restaurado e utilizado para abrigar secretaria de Turismo da Prefeitura. Pelo valor histórico, deveria ser preservado e mantido para visitações e ações culturais acessíveis ao público. É vergonhoso vermos a administração de uma cidade contribuir para o desgaste de um Marco Histórico.
Lindo lugar, com certeza uma experiencia agradável conhecendo a historia da cidade
Muito bem cuidado!
Pela sua história construído na metade di século 19, sua arquitetura mantida e o mais interessante funciona dois departamentos da Prefeitura Municipal, o Turismo e a Cultura.
Lindo lugar, muita historia e cultura!!!
Importante resgate da história da cidade!
Lugar bonito culturalmente falando
O próprio prédio já é uma peça de Museu, um dos últimos exemplares em pé, feito com a técnica de Taipa de Pilão, foi reaberto faz poucos anos, mas está em plena atividade e aberto para visitação de segunda a sexta das 8h às 17h, fecha das 12h às 13h o no sábado das 9h às 17h direto. Tem várias peças do período Imperial e muito da história de Pindamonhangaba e região.
Faz parte da história da minha querida Pindamonhangaba.
Achei lindo amo história
Lugar maravilhoso.precisa de mais cuidado
A maior construção em taipa de pilão do Brasil!Magnífica obra do séc XIX!!
Um pedaço da história do Brasil, em Pindamonhangaba - Mantiqueira Paulista
Documentos da história da cidade ótimo passeio.
Monumento histórico de Pinda, poderia ter maior zelo por parte dos q cuidam dele, mas ainda é historicamente importante para a cidade
É um pouco da história da minha cidade
Por sua beleza tanto exterior como a interior.
Prédio construído pela família real na época do império, hj funciona como museu da história de Pindamonhangaba, aberto ao público, excelente espaço cultural.
Lindo lugar para visitar, para fotografar! Monumento histórico muito bonito!
Conheça a história de Pinda ...Vale a pena visitar. Show
Restaurado está lindo. Vale a visita.
Um belo espaço, arquitetura primorosa. Conservação do prédio chama a atenção. Atenciosos no atendimento, nos deixam bem a vontade.
Curti o lugar. Muito bonito, uma vista bacana e vários objetos históricos.
Edificio histórico, muy bonito y cuidado. Solo se puede visitar, pero como ahora diste oficinas, no tienen muestras o alguna actividad para el público.
Show
Foi muito bom,levar meus filhos para conhecer.
muito bom o lugar bem amplo
Ótima experiência, volta ao passado histórico do Município.
Assistimos um filme documentário muito bom
Lindo! Vale a pena conhecer
Lugar histórico e casarões, Palacete 10 de julho e Museu histórico de Pindamonhangaba, lugares ricos em história
Para os amantes da arquitetura, é um belo exemplar a ser visitado. A recepcionista foi esclarecedora e inclusive citou à possibilidade de que documentos podem ser pesquisados mediante contato prévio e agendamento. Relatou ainda que os trabalhos finais de restauro estavam sendo concluídos. É um belo palacete, que possui um belo pátio, merecia estar melhor conservado, mas vale muito uma visita que não toma muito tempo.
Hoje o prédio é usado como departamento de Cultura e sede Conselho Municipal de Cultura e Academia Pindamonhangabenses de letras ....lindo prédio pode ser visitado de fácil acesso....
DEMAIS!
R. Dep. Claro César, 33 - Centro, Pindamonhangaba - SP, 12400-220, Brazil, Pindamonhangaba
Your question has been sent.
Expect an answer!
Thank!
Your review has been submitted.
Thank you for being with us!
We will call you back!