Your question has been sent.
Expect an answer!
Mondim de Basto, Portugal, Vila Real
Crastoeiro - Museum in Vila Real, Portugal
Local interessante de visitar. Podemos ver como eram as casas naquele tempo remoto e imaginar a vida por ali.
Unfortunately it is in bad condition and is in need of urgent conservation measures. You can access for free. Close to a main road.
Embora tenha sido alvo de algumas intervenções, este local de momento padece de algum carinho e atenção, pois tem mau estacionamento, as indicações já pouco se vêem, e podia estar um pouco mais limpo. No entanto considero que vale a pena a sua visita, que apenas pode ser feita por quem não tenha dificuldades motoras uma vez que todo o acesso e feito pelo monteNota Histórico-ArtisticaO "Castro de Crastoeiro" ergue-se na falda do Monte Farinha, a cerca de quinhentos metros do local onde foi construído o conhecido "Santuário de Nossa Senhora da Graça", com um domínio privilegiado sobre todo o vale envolvente.Construído durante a Idade do Ferro, o povoado dispunha de um complexo sistema de fortificação constituído por duas cintas de muralha com paramento duplo revestido com blocos graníticos preenchido com terra e pedras de reduzidas dimensões, que, nalguns trechos, chegaria a atingir uma largura máxima de aproximadamente dois metros e meio por dois de altura. Este método defensível era completado por um fosso escavado no afloramento granítico do lado Nordeste.É no recinto de configuração ovalada delimitado pela primeira linha de muralha que nos deparamos com a presença de um conjunto de vestígios de estruturas domésticas de planta predominantemente circular, com vestíbulo rectangular, edificadas com aparelho poligonal bem afeiçoado. As intervenções arqueológicas conduzidas neste arqueosítio permitiram, ainda, reconhecer a abertura e uma estrutura pétrea adossada à face interna da primeira cinta de muralha que, ao que tudo parece indicar, se trataria de uma lareira.Além destes elementos, foram de igual modo identificadas algumas gravuras rupestres cronologicamente atribuíveis ao Bronze Final (ou seja, a um período presumivelmente anterior ao considerado para a edificação do povoado, propriamente dito), executadas na superfície de seis dos afloramentos graníticos aí existentes, e onde predominam motivos tão característicos deste período, quanto as "covinhas", os círculos simples e concêntricos, bem como os espirais e os quadrangulares.A maioria do espólio encontrado durante as múltiplas investigações parece enquadrar-se no período geralmente conhecido por "fase II da Cultura Castreja". Embora em escassa quantidade e diversidade, será, este, o caso dos vários fragmentos de cerâmica comum, designadamente de recipientes de perfil em "S" e bordos em aba quase horizontal. A par destes elementos, foram também recolhidos no local quatro fragmentos de mós manuais, bem como alguns materiais executados em bronze (uma placa e uma fíbula anular), ferro e vidro (três contas), a atestar, no fundo, as relações que os seus habitantes foram mantendo com realidades exteriores
Local muito interessante mas sem informação. Merecia mais investimento para melhorar o conhecimento do local e da história.
Pena estar ao abandono
Pena estar abandonado e cheio de erva.Foi difícil entender a configuração do local
Incríveis paisagens, não esperava tanto e fiquei surpreendido com a beleza do lugar. Transborda energia de uma era medieval.
Obras na estrada... Nem deu para ir lá
Muito bonito. É pena estar ao abandono.
Falta muita informação para quem visita.
Excelent
Lindíssimo
Crastroeiro, quem gostar de arqueologia tem que vir aqui, já significativamente escavado pondo a descoberto antigo casario, acesso não muito fácil, é preciso calcorear aquele empedrado, logo, não é para todos, debaixo daquelas pedras existe uma história de mais de 2400 anos que nos leva a uma altitude bastante elevada de onde temos o previlégio de contemplar Mondim de Basto.
Podia ter mais informações em relação ao que está lá.
Interessante. A necessitar de mais indicações junto das "ruínas" para ajudar à compreensão.
Mal sinalizado. Placa apenas visível no sentido descendente. Placa informativa apenas na entrada. Poderia ter mais informações no próprio espaço
Iron age village, 2300 years of history.
Asentamiento de la edad de los metales
Muito bom
Antigo castro que tem sido alvo de campanhas arqueológicas e escavações. Já se conseguem ver algumas casas e panos de muralha. Bem identificado, de acesso algo difícil para quem tem problemas de mobilidade. Um belo miradouro sobre Mondim.
Hotel é bom.O resto pessimo.Ao jantar acabou a comida e não foi reposta.Fiquei na casa montanha 3 e o alarme fogo disparou e apesar de ligar para a recepção ninguem apareceu em caso de fogo bem ardia tudo.Ao nível funcionários são simpaticos.Não foi a primeira vez que passei por este hotel mas foi ultima sem dúvida
Local místico, leva-nos a pensar e a imaginar como seria aquele local quando era habitado. Fazer a subida da senhora da graças pelo caminho romano, é bastante acessível
Bonito de se ver e descobrir um pouco de história.
Un Castro como los de la zona gallega (Coañaque está siendo excavado actualmente, viviendas de tipo circular y rectangular inscrita dentro de la muralla de grandes proporciones. También tiene elementos decorativos típicos de la cultura castrense.Interesante su visita, le faltaría acondicionarlo mejor con pasarelas para no tener que pisar los restos arqueológicos y la reconstrucción de una de las viviendas para ayudar al visitante en su interpretación.
Uma aldeia com mais de 2400 anos.
Faxavor não estragar isto
Pequeno castro ainda por classificar ainda assim é possível observar partes do povoado.
Castro mal sinalizado e em estado de conservação muito mau.
Mondim de Basto, Portugal, Vila Real
Your question has been sent.
Expect an answer!
Thank!
Your review has been submitted.
Thank you for being with us!
We will call you back!